Cotidiano

Alta ou baixa temporada?

Written by Zeneide

Alta ou baixa temporada: expressões comuns quando se trata de reservar passagens ou hospedagens para certos pontos turísticos, pois preços, condições e circunstâncias variam bastante.

Há quem prefira pagar mais e desfrutar o movimento, a animação e a companhia de muita gente. Outros, que gostam de tranquilidade e querem economizar, buscam períodos fora de temporada. Difícil para quem só consegue viajar com as crianças em férias escolares e precisa se submeter ao que for mais conveniente para reunir a família no lazer.

Quanto à produção de frutas e cereais, antigamente, parece que as épocas eram bem mais definidas. Por exemplo, havia a tempo do milho verde (e suas delícias!), a temporada de morango, no inverno, – para o encanto do Bruno e seus bolos de aniversário – o tempo das mexiricas, das goiabas e jabuticabas. Hoje tudo isso é encontrado nas feiras e supermercados durante o ano todo…

Se pensarmos bem, em quase todas as áreas de atividade percebe-se a oscilação entre maior ou menor produtividade, ou lucro, ou ascensão. Até mesmo em relação aos sentimentos de alegria, prazer, animação, orgulho e gratidão pelo que foi bem feito… Como numa gangorra, intercalam-se picos de altura com o declínio subsequente. Isso sem comentar sobre a aguda crise econômica que atravessamos.

Nas diversas fases da vida, não é diferente a alternância de ganhos, especialmente na juventude e maturidade, com as perdas, que caracterizam mais o outono da vida.

Independente da idade, será que estamos vivendo períodos de alta ou de baixa temporada? Como anda nossa motivação para o que ainda pretendemos realizar? Onde se esconderam nossos sonhos, que deixaram de nos impulsionar?

Nunca é demais relembrar as promessas do nosso Deus, que é fiel por excelência:

– “Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.”(Isaías 40:29)

“O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.” (Sal 145.14)

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmo 125:1). Por isso, não precisamos viver longos períodos de baixa temporada!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.