Cotidiano

Deus proverá

Written by Zeneide

É difícil imaginar o estado emocional de Abraão quando se dispôs a obedecer a Deus e oferecer seu único filho em sacrifício. “Deus proverá!” – foi a resposta que o garoto Isaque recebeu do seu pai naquela caminhada, quando perguntou onde estava o cordeiro para o sacrifício. Pergunta pertinente, pois ele próprio carregava a lenha e seu pai levava o fogo e o cutelo. Estava faltando o elemento essencial!

Deus proverá!? E foi o que aconteceu, de fato, de acordo com a narrativa de Gênesis 22. Duas palavras apenas e um mundo de significados.: para Isaque foi o livramento, para o seu pai foi a aprovação no teste mais difícil da sua vida, que lhe valeu ser conhecido como o Pai da Fé… E para nós, ainda hoje?

Para mim, a verdade desse versículo tem se confirmado muitas vezes em diferentes contextos e períodos da vida. Algumas vezes senti que essa provisão do Senhor chegou de maneira inexplicável, milagrosa mesmo, quando só pude concluir “isso é coisa de Deus!”  Sabe aquela resposta de oração, quando recebemos muito mais do que imaginamos?

Se você parar para refletir sobre as dificuldades por que já passou, irá se lembrar do agir do Senhor, desfazendo nós, aplainando caminhos tortuosos ou transformando caos em oásis de paz e de esperança.

Antes de reclamar, reivindicar, determinar bênçãos, é preciso ser mais atento à provisão do Pai, sempre misericordioso e onisciente, mesmo quando não atende nossos desejos, por saber quais são nossas reais necessidades.

E que, com espírito de gratidão, possamos reconhecer o mover de Yahweh Jirê (Deus da Provisão) em nosso favor. A Ele toda a glória, honra e louvor!

Você está passando por um momento complicado? Experimente contar tudo ao Senhor em oração, peça humildemente sua ajuda e creia que “Deus proverá!”

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.