Cotidiano

Um novo jeito de caminhar

Written by Zeneide

Não, não tenho caminho novo.

O que tenho de novo

é o jeito de caminhar.

Aprendi

(o que o caminho me ensinou)

a caminhar cantando

como convém

a mim

e aos que vão comigo.

Pois já não vou mais sozinho.” (Thiago de Mello).

O tempo voa, nos atropela e vamos chegando a um ponto da jornada em que nem nos preocupamos tanto em percorrer  ou descobrir novos caminhos. Procuramos, sim, ficar mais atentos e cuidadosos para contornar obstáculos e evitar tropeções ou quedas. Nosso objetivo é chegar com segurança.

Encantou-me o que o poeta aprendeu: caminhar cantando!  Muito melhor que reclamar ou murmurar sobre as dificuldades, a lonjura ou o cansaço. Cantar ajuda, sim, distrai, alenta, produz novo ânimo que até pode contagiar os companheiros da caminhada. E nem precisa ser afinado! Cantar despreocupadamente, pelo prazer de soltar a voz, sem receio de críticas…  Ou mesmo, metaforicamente, cantar “por dentro”, como minha mãe costumava fazer.

Por tudo isso, o poema de Thiago Mello me impressiona e me incentiva a buscar novos jeitos de caminhar. Por quanto tempo?  Até onde? Não sei, ninguém sabe! O fim da jornada continua sendo um mistério…

Encerro esta reflexão, citando Freud, numa carta a Fliess, em 1895 : Aquilo que não podemos alcançar voando, devemos alcançar mancando.

Bora caminhar?

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.