Cotidiano

Olhem as fotos!

foto

 

Quem não gosta de olhar fotos antigas? Na família, então, é pura sessão nostalgia: aniversários, avós que já se foram, amigos de infância, filhos que já são pais…

– Olhe só o bigode do tio Manassés!

– Mãe, como é que você teve coragem de colocar essa borboletona  na cabeça da sua filhinha?

– Olhe que calça ridícula da tia! Boca larga e cintura alta! Pior que estão usando de novo!

– E esse cabelo! Parece um repolho!

– E aquela saia de maria mijona!

– Como a vó está uma gata com esse penteado!

– Saudade sem fim do papai!

Alguém me contou que na primeira visita da futura nora, mostrou-lhe o álbum da família. Comentário da nora:

-Puxa! Quando a senhora era nova até que era bonita!

Hoje tudo está mais moderno e evoluído tecnologicamente. Fotos aos milhares são postadas nas redes sociais, armazenadas e descartadas com facilidade até por amadores, desde lanches rápidos até grandes tragédias. Às vezes parece que se prefere fotografar a prestar socorro! Fotos que antes tinham de ser reveladas agora nem impressas são: economia de papel e de espaço.

Mas ainda se mantém o hábito de guardar o álbum de fotografias de casamento. Difícil é selecionar as melhores entre tantas tiradas de vários ângulos. Enfim, quando fica pronto, transforma-se numa preciosa recordação. Nele, os noivos aparecem lindos, felizes e sorridentes, realizados. É o registro da juventude, da alegria da beleza, da seriedade da cerimônia religiosa, da euforia da festa e da companhia dos amigos e familiares.

Também não pode faltar o vídeo. Solicitada a gravar uma mensagem para os noivos no casamento do meu filho, há poucos meses, disse mais ou menos isto:

-Vou recomendar o mesmo que falei para sua irmã e seu cunhado. Quando tiverem algum problema ou desentendimento (o que acontece com todos…) olhem o álbum de fotos e vejam como estavam felizes! E procurem manter essa felicidade, porque esse é o maior desejo dos pais.

É isso aí. Olhem as fotos!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

    • Obrigada! É verdade. Hoje podemos fazer isso, mas no tempo dos nossos avós quanta história se perdeu, não é?
      Saudade também. Beijo.

  • Realmente Zeneide…qdo a memória falha, temos as fotos pra relembrar! Foto é a melhor maneira de revermos pessoas queridas, inclusive aquelas q ja se foram e matarmos um pouquinho das saudades q arde em nosso coração! Parabéns pela crônica linda mais uma vez! Bjs

    • Obrigada, Diva! Acho que é bem por isso que você gosta de fotografar, não é mesmo? Olhando as fotos podemos reviver bons momentos e relembrar tanto! Beijo, com saudade.