Cotidiano

O espelho

Written by Zeneide

Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que muito se orgulhava em ser crítico de arte. Certo dia, ele e alguns amigos foram visitar um museu e, de imediato, começou a tecer críticas sobre alguns dos quadros.

Parando diante de um quadro de corpo inteiro, e depois de observá-lo bem, começou a opinar sobre o quadro. Ele havia deixado os óculos em casa, e não podia ver com clareza.
Então, com um ar de superioridade, comentou: “A constituição física deste modelo não está de acordo com a pintura. O sujeito é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato”.
O velho camarada foi seguindo seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido: “Querido, você estava se olhando no espelho”.
 
Quantas vezes nossa miopia espiritual não nos permite enxergar nossos defeitos, os quais só enxergamos nos outros… Localizamos o argueiro nos olhos de nosso irmão e não percebemos a trave que está em nossos próprios olhos!
Não podemos agir como a rainha má do conto infantil Branca de Neve e os Sete Anões, que se colocava diante de um espelho e perguntava: “Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?”
Consagremo-nos a Deus em oração e peçamos-Lhe forças para mudar o nosso visual espiritual, a fim de que, o reflexo dessa imagem no espelho da Palavra de Deus nos mostre não mais os defeitos, mas um ser restaurado por Seu amor.
“E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?”

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments