Cotidiano

Cicatrizes

Written by Zeneide

 

 

Difícil encontrar alguém sem cicatrizes. As de vacina são as mais comuns. Garotos travessos colecionam cicatrizes e são capazes de contar histórias incríveis, da infância ou da adolescência, a partir delas. Tive um aluno de quinta série que, quase todo dia, chegava à escola com um machucado novo.

Há algumas terríveis, resultado de acidentes, quedas, cirurgias, queimaduras ou mesmo de arma de fogo.  Na verdade, cada cicatriz representa a comprovação de que houve cura. É marca de superação, de sobrevivência, como dizem.

Sei que, como eu, vocês têm boas histórias sobre essas marcas no corpo.

O apóstolo Paulo também colecionou cicatrizes, consequência de sofrimentos, prisões, açoites, além de tantos outros maus-tratos. Perseguidor dos cristãos, depois do seu encontro com Jesus Cristo na estrada de Damasco, teve uma guinada tão violenta em sua vida, que provou na carne o que lhe havia sido profetizado, por intermédio de Ananias, convocado para ajudá-lo:

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” (Atos 9: 15-16)

De fato, há registros de que ele sofreu inúmeras prisões, vários açoites, apedrejamento, naufrágios, perseguições, perigo de morte… a ponto de declarar:

“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus” 

Não nessa proporção, é fato, também passamos por episódios dolorosos, totalmente  inesperados, que nos desestruturam e nos deixam atordoados, sem perspectiva. Com fé, entregando ao Senhor esses problemas, pela sua misericórdia, conseguimos superá-los. Que essas cicatrizes na alma nos tornem mais agradecidos e nos levem ao reconhecimento de que fomos vitoriosos porque Deus nos fortaleceu. Que sejam as marcas de um vencedor, daquelas que só um bom guerreiro pode ostentar.

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Zeneide, temos aprendido com algumas cicratizes “recentes”. Sei que o Senhor tem tratado conosco dia a dia. Algumas já curadas , outras ainda doem um pouco. Mas como elas tem sido importantes na nossa vida!!!! Através delas temos provado de um bálsamo maravilhoso vindo do Senhor, que nos ensina, nos corrige, nos molda, nos esvazia, e nos preenche com a Graça , Amor e Paz .Glória , Louvor, e Honra por TUDO o que o Senhor permitiu que nós passássemos , pois em tudo vejo o amor incondicional do Senhor. Que Deus continue a usá-la Zeneide como canal de benção em nossas vidas. Bjs

    • Oi, Marcia querida! Realmente, cicatrizes são sinais da atuação de Deus em nosso favor. Você se expressou perfeitamente. Que esse Pai maravilhoso possa continuar demonstrando a cada dia seu grande amor por você e por todos da sua família. Obrigada pela gentileza das suas palavras. Beijo.