Cotidiano

Qual é o seu nome?

Written by Zeneide

 

Li este  texto num Blog em que, infelizmente, não se mencionou o autor:

Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido a todas as questões, até chegar a última que era:

“Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?”

Sinceramente, isso parecia uma piada. Já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?

Entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes de a aula terminar, um aluno quis saber se a última pergunta do teste ia contar na nota.

“É claro!”- respondeu o professor. “Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um sorriso ou um simples “alô”.

Nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Muito comum acontecer isso! Pouca gente se preocupa em identificar e chamar as pessoas pelo nome, especialmente aquelas que ocupam cargos menos expressivos.  Agora, por exemplo, prevalece a moda do tio: “a tiazinha do café”, “o tiozão da portaria”…

Claro que há casos de dificuldade de memorização ou de troca de alguns nomes. Tenho me esforçado para que isso não aconteça, mas às vezes…

Encontrei uma conhecida num supermercado e logo nos abraçamos dizendo “Quanto tempo!” Aí ela me perguntou de uma colega em comum e pediu que eu lhe transmitisse um abraço. Enquanto isso, tentava me lembrar do nome dela, mas não consegui. Então, falei:

– Dou seu abraço, sim, mas me desculpe, como é mesmo seu nome?

Ela me disse e completou:

– Não se preocupe, pois eu também me esqueci do seu…

A idade é caso sério!

Bom mesmo é saber que Deus nunca nos confunde, pois nos conhece pelo nome e sua Palavra garante“O Seu nome está escrito na palma da minha mão” ( Isaías 49; 16)

 

 

 

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Ainda bem que Deus não se esquece de nós! Sou péssima para lembrar de nomes….

    • E eu para confundir alguns… Realmente é muito bom ser conhecida por Deus. Conhecê-lo, então, é ainda melhor…