Cotidiano

Grifes

Written by Zeneide

 

Como as grifes ganharam importância no decorrer dos anos! Na verdade, desde tempos antigos as pessoas se preocupam com a ostentação, e não apenas os jovens!

Estou aposentada há alguns anos e lecionei tanto na escola pública como na rede particular. Lembro-me bem de desavenças, brigas mesmo, entre adolescentes por causa de roupas e tênis de marca. Bulling sem disfarce, especialmente por preconceito de classe social.

Há situações extremas: jovens da elite que se vestem desleixadamente e usam calçados populares. Sei de uma professora, de família rica, que usa jeans das marcas mais caras. Só que ela retira as etiquetas para não ser rotulada de patricinha.

Atualmente, com a onda dos “rolezinhos”, quando jovens da periferia marcam encontros nos grandes shoppings, começou uma polêmica, pois algumas grifes não estão gostando de ver seus produtos ostentados pela galera pobre. Enquanto isso, outros fabricantes estão interessadíssimos em se aproximar da Classe C para faturar mais com seus itens. Vá entender!

O que se percebe, infelizmente, é o consumismo se alastrando e a juventude se deixando seduzir cada vez mais por ele. Pior ainda quando a privação da posse desses objetos de desejo leva ao sofrimento e até a desvios de comportamento.

Que fazer?

Ainda acredito na educação, no bom senso, no exemplo positivo capaz de influenciar. Quando crianças e adolescentes percebem que o foco dos pais não é centralizado neles mesmos, aprenderão a fazer o mesmo. Não se trata de alienação da realidade, pois ninguém vive num casulo, sem sentir a influência do meio e nele influenciar também. Nada de radicalismos, mas de valorizar o que importa de verdade. E aparecer não deveria ser o foco de ninguém. Afinal, “estética não deveria ser prorizada, em detrimento da ética”, como bem frisou o pastor Rafael nas últimas mensagens sobre a busca da espiritualidade.

Creio, sim, que aqueles que procuram andar de acordo com os ensinos do Mestre, têm algo especial, um brilho, uma marca que os diferencia. Talvez a invisível, mas perceptível, grife do Rei…

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.