Cotidiano

Se…

Written by Zeneide

 

 

Se: conjunção adverbial condicional, empregada constantemente em nossa fala.

Ah, se eu pudesse, se soubesse, se conseguisse, se tivesse, se alcançasse, se chegasse… Quantas coisas e desejos poderiam ser acrescentados às frases iniciadas com “se” ! A realidade seria outra, bem diferente.

Temos a tendência de idealizar situações, de construir sonhos e de imaginar o futuro. Mas tudo dependeria de algo anterior que, por algum motivo, não ocorreu. Não fosse o “se”, nossa vida seria maravilhosa, perfeita, talvez.

Interessante que esse “se” está relacionado a uma escolha já feita. Portanto, algo irreversível. Se eu tivesse seguido outro caminho, feito outro curso, optado por outra profissão ou encontrado outra pessoa, tudo poderia ser melhor… Em decorrência, vem a lamentação, a insatisfação sem fim.

Mas, ninguém precisa viver isso! A tirania do “se” não deve comandar nossa mente nem mudar seu foco.

Talvez seja bem útil deletar essa expressão e substituí-la por “mesmo assim“. Não fiz boas escolhas, mas mesmo assim estou bem ou ficarei bem, pois sou forte, capaz, e tenho condições de vencer qualquer batalha. Fiz mau negócio, mas tenho tudo para me reerguer financeiramente, pois aprendi com a experiência. Especialmente se não desistir da luta e confiar na ajuda de Deus, que tudo sabe e tudo pode.

Aliás, a companhia de Deus é condição essencial para o sucesso em todas as etapas da vida. Da mesma forma como foi a oração de Moisés na liderança do povo rumo à Terra Prometida:“ Se a Tua Presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15), com direito à resposta do Senhor:  “A Minha Presença irá contigo, e Eu te darei descanso”.

Vamos confiar em nós mesmos e mais ainda na presença de Deus em nossa vida, pois, afinal, “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

4 Comments

  • Hááá esse “Se” em nossa dia a dia. Quantas pessoas estão longe de Deus porque o “Se” está atrapalhando um contato com Jesus. “Se” satanás não estivesse na frente de muita gente atrapalhando a vida, Jesus já seria o Salvador de outros tantos, uma abençoada semana de atividades. Rev. Saul

    • Por isso é bom pensar que mesmo com essa tentativa de nos atrapalhar, podemos ser vitoriosos por causa do amor de Deus. Boa semana para o Senhor também.

  • Zeneide: mais uma vez você nos brinda com
    Um texto maravilhoso que mesmo assim nos faz refletir!

  • Obrigada, querida amiga! Deus sempre se faz presente em nossa vida, mesmo se passarmos por dificuldades.E isso é tudo que precisamos.