Cotidiano

Barulho de Carroça

Written by Zeneide

 

 

“Certa manhã, meu pai convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

– Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:

– Estou ouvindo um barulho de carroça.

– Isso mesmo, disse meu pai. É uma carroça vazia ...

Perguntei a ele :

– Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?

– Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia, por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, inoportuna, interrompendo a conversa de todo mundo, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo: Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz…”   (Autor desconhecido)

……………………………………….

Esse texto me fez lembrar a frase de Ernest Hemingway. “São precisos dois anos para aprender a falar e sessenta para aprender a calar.”  Sendo assim, concluo que muita gente está nesse processo de aprendizagem e eu ainda não aprendi como deveria…

Benjamim Franklin disse: “O homem pode equilibrar-se do desvio do pé, mas do deslize da língua, talvez nunca”.

Mas, sempre é tempo! Se nossa boca fala daquilo que nosso coração está cheio, como diz a Palavra, então que fale pouco, mas expresse ânimo, bondade e compaixão. Principalmente que saiba se calar em determinados momentos, que não se expresse sobre o que desconhece e que não se apresse em criticar ou julgar levianamente.

 “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” – ora o salmista.

Afinal, quem quer ser como uma carroça vazia?

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • Ah, Marlene! Não concordo! Você é muito sensata e tem muito conteúdo; nunca será uma carroça vazia. Abraço.