Cotidiano Lições

Desculpe a bagunça

Written by Zeneide

Quando a casa está limpa, em ordem, perfumada, geralmente não aparecem visitas… Mas, bastou que algo saia de controle e se instale um caos momentâneo, a campainha soa ou o telefone toca avisando que alguém está chegando naquele momento… Em volta, roupas espalhadas, pia cheia de louça por lavar, lixeiras transbordando…

Que fazer? Improvisar uma desculpa, talvez:

– Não repare a bagunça! Não estive bem de saúde…

– Cheguei tarde ontem e não tive tempo de organizar a casa…

– Desculpe a desordem. Minha faxineira não chegou até agora…

Nada disso!  O jeito é encarar a situação do modo mais realista:

– Vá entrando, sente aqui neste cantinho do sofá e não olhe muito pra bagunça! Vamos conversar!

Essa é uma situação corriqueira, pois nem sempre estamos preparados para receber visitas, ainda mais de surpresa…

Então, lembro-me da frase  de Jesus Cristo:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)

Se Ele está batendo à porta é porque nos respeita e só entrará quando a abrirmos. Não forçará a entrada… Como seria bom se Ele entrasse! Não precisaríamos pedir desculpas pela bagunça, pois, melhor que nós mesmos, Ele sabe sobre causas e efeitos, compreende nosso desleixo e a eventual desarrumação da casa e da vida.

– Entra, Senhor Jesus, fica à vontade! Sei que deveria ter aberto antes, mas andei muito ocupado com meus próprios assuntos, meu trabalho, minhas amizades, meu lazer… Mas, agora, diante do teu olhar, da tua simplicidade, lamento tanto a demora! Quanto tempo perdido!

– Vamos para a cozinha, quero preparar um bom café para nós, enquanto conversamos…

” Fala à minha alma, ó Cristo!

Fala com terno amor.

Segreda com ternura 

Eu sou teu Salvador…”   

 

– Sim, quero te ouvir, quero descansar nas tuas promessas, mergulhar na doçura da tua compaixão. Ah, Jesus, fica aqui comigo e direciona meus passos, ensina-me a ser mais gentil, mais generoso… Ajuda-me a me livrar de todo o tipo de bagunça!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.