Cotidiano

Você furou a fila!

Written by Zeneide

Era uma vez um quarteto, formado por irmãs que sempre se amaram. Não me lembro de nenhuma vez em que deixamos de nos falar por causa de desentendimentos. Fomos sempre unidas em tudo, compartilhamos risos e lágrimas no decorrer da vida…

E hoje o quarteto se desfez com a partida da Zê número três, como as sobrinhas chamavam.  Zenildes, a nossa Nenê, sempre foi uma menina quieta, habilidosa, que brincava muitas vezes sozinha, fazendo vestidinhos para as bonecas. Professora, dedicou- se à profissão com amor.  Esposa, viveu 52 anos com seu companheiro Manassés, que consideramos irmão. Mãe, se desdobrou nos cuidados pelos filhos, pelos quais orava constantemente.

Na igreja, trabalhou com alegria ensinando na Escola Dominical e, com a Zeni organizou um conjunto musical infantil com quase 30 crianças. Participou ativamente do coral ” Um cântico de fé“, que tanto amava. Nos últimos anos, junto com o Manassés, foi participante ativa e secretária da célula Videira.

Não sabia ficar parada, lia bastante e sempre tinha um trabalho de crochê ou tricô nas mãos. Chegou a fazer o vestido de noiva de uma das filhas, ponto por ponto em crochê. Todas nós, da família, temos alguma lembrança confeccionada por ela…

Uma das suas características marcantes era a competitividade. Queria ganhar, não se conformava com o segundo lugar… Quando a gente jogava Scrabble  (palavras cruzadas), seus olhos brilhavam quando tinha chance de formar palavras grandes. E quando fazia 50 pontos, então!? E vencia, na maioria das vezes, a danadinha!

Pois é, minha irmã, não precisava ganhar essa competição final. Pela ordem, não deveria ser a primeira a partir. Não tinha necessidade de furar a fila… Mas, “passou a perna” em nós três e foi descansar, depois de uma dura batalha em que lutou corajosamente.

E hoje aqui ficamos, um trio de irmãs chorosas pela sua partida. A saudade que nos une agora se mistura à esperança da próxima reunião, quem sabe um delicioso café da tarde ao ar livre, nos jardins da casa do Pai…

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

2 Comments

  • A querida Zenildes sempre foi assim mesmo. E também perdi minha companheira de aniversário. Dia 04 de agosto deste ano já não terá mais o mesmo brilho! Mas logo, em breve, comemoraremos muito no Jardim Celestial, estaremos juntas no mesmo coral do Pai Celestial ❤