Cotidiano

Convite para a dor

Written by Zeneide

É costume mandar ou receber convites para solenidades cívicas, festas comemorativas, eventos culturais. Já nas reuniões familiares e com amigos próximos não parece existir tal formalidade. O wattsap está aí para confirmar. Basta enviar um ZAP, pronto!

A celebração de uma conquista ou de uma data importante quase sempre são motivos para que se reúnam amigos.  Comemorar é preciso!

Entretanto, há ocasiões em que nem se pensa em fazer convites. Períodos de sofrimento, angústia e amargura geralmente exigem isolamento, distância…. Quando são tão profundas as feridas, não se tem vontade de divulgá-las… Quem irá compreender de fato, sentir na pele a dor do outro? A empatia anda longe nestes tempos de frieza e indiferença…

Parece que todos já têm seus próprios problemas e estão sem condições de assumir as dificuldades alheias. Quantas vezes ouvimos frases do tipo:

– Quem mandou arranjar sarna pra se coçar?

– Semeou ventos? Agora colha a tempestade!

– Bem que avisei, mas não me ouviu…deu no que deu…

´- Quando precisei, ninguém me ajudou…

– Quem sabe agora aprende…

-Não vou me envolver com assuntos dos outros. Bastam os meus!

Entretanto, em sentido oposto, continua soando aos nossos ouvidos o mais suave dos convites : ” Venham a mim TODOS os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei…”

Sim, ele é quem chama e se dispõe a dar todo o suporte para que possamos ter mais leveza e segurança na caminhada. Seu amor é incondicional e suas misericórdias, infinitas, se renovam diariamente. O cansaço a que se refere o texto não precisa ser necessariamente físico. O Mestre nos conhece profundamente e sabe das nossas dificuldades em todas as áreas da vida, incluindo até aquelas que nós mesmos desconhecemos…

Olhar para a luz faz as trevas desaparecerem, certamente.

Aceite o chamado e experimente você convidar Jesus para a sua dor!

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.