Cotidiano

Achados e perdidos

Written by Zeneide

 

 

A sessão de Achados e Perdidos é bastante utilizada nas repartições públicas e lugares de grande trânsito de pessoas, como rodoviárias, metrôs e aeroportos. Li, numa reportagem, que aparecem objetos inusitados esquecidos no Metrô: de carta de amor datada de 1920, a dentaduras, muletas e até micro-ondas.

Essa sessão foi bem útil para mim, quando perdi (?) minha carteira na estação do Brás. Recuperei-a alguns dias depois, com todos os documentos, mas sem o dinheiro, naturalmente.

Como é bom reencontrar algo que se julgava desaparecido para sempre! Foi o que aconteceu com a mulher da parábola contada por Jesus, que perdeu uma dracma: até reuniu as vizinhas para celebrar o encontro da moeda. (Lucas 15)

Mas, escrevo este texto por causa da letra de um hino antigo que se instalou no meu cérebro há dias. É assim:

Um dia Cristo achou-me
Mui longe do meu lar
Perdido já no mundo,
Sem mais poder voltar!
Tomando-me em seus braços,
Firmou-me nos meus passos,
E agora andamos juntos,
Voltando para o lar.
                         (Lelia Naylor Morris, 1862 – 1929)
Imagino alguém que se distanciou tanto do bom caminho que não conseguiu mais achar o retorno. A carga da solidão dessa pessoa chega a doer quando se alia ao peso da culpa e do remorso. Cabeça baixa, autoestima no chão.
Então, vem-me à mente a figura serena de Cristo, olhar compassivo, pleno de compreensão, parando diante daquele ser que sofre. Vejo-o estendendo as mãos, levantando-o e, com um gesto acolhedor, convidando-o a acompanhá-lo.
Pronto! O perdido foi achado e agora posso visualizá-lo na lenta caminhada de volta à casa do Pai.
Assim, é possível cantar o refrão:
A presença de Jesus
Enche o coração de luz! 
Mui preciosa fica,
E também mais rica
Esta vida com Jesus.
Disse o Mestre:Todo aquele que vier a mim, de forma alguma o lançarei fora.” (João 6:37)
 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.