Cotidiano

Trazendo à memória…

Written by Zeneide

 

 

Dia das Mães é data propícia para sentimentalismos, para espalhar aos quatro ventos o quanto essa criatura é especial. De santa à rainha do lar, com todas as nuances pelo caminho. Mãe se sacrifica, faz tudo pelos filhos, coloca-se em segundo plano, é única, renuncia aos próprios sonhos, não recebe remuneração, nunca se aposenta, está serece presentes… e por aí vai. Muito mimimi, como dizem hoje.

Até concordo com alguns desses compre certa, menceitos. Mas nem todas as mães são assim. Prova disso são as que rejeitam seus filhos antes mesmo do nascimento, desalojando-os do próprio corpo; as que os consideram um estorvo; as que os maltratam ou abandonam. Também há as ausentes, as indiferentes, aquelas que os oprimem, exigindo perfeição, talvez querendo se livrar das suas frustrações para se realizar através deles… São exceções, felizmente.

Por isso mesmo, hoje, como o profeta Jeremias: “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança”.

E o que me vem à memória? Algumas mães das passagens bíblicas: Ana, com seu sonho (realizado) de ser mãe; a virgem Maria, exemplo de disponibilidade e de desprendimento, quando entendeu que o Filho era parte essencial do plano maior de Deus; Loide e Eunice, respectivamente avó e mãe de Timóteo, que lhe ensinaram as Sagradas Letras desde a infância…

Lembro-me da minha bisavó Fabiana, das avós Tila e Carolina, da minha mãe Bráulia que partiu há vinte anos. Todas elas foram mães de verdade, trabalharam muito, dedicaram-se inteiramente à família, além das suas possibilidades, com certeza. Melhor ainda: deixaram exemplos de força, coragem, integridade, fé. Mulheres em quem se podia confiar, com quem se podia contar em qualquer circunstância. E o mais importante: souberam transmitir, sem necessidade de sermões, sua fé no Deus que tudo pode. Ensinaram a agradecer e a confiar na soberania de Deus.

Sei que cada um de vocês tem alguém importante assim para se lembrar hoje. E é isso que nos traz esperança!

Recorro à memória, para agradecer a Deus o privilégio de ter me tornado mãe e pedir sua ajuda para conseguir ser exemplo para a Cíntia, o Bruno e para os netos Bel, Samuel, Helena, Levi e João, que hoje faz um ano.

Obrigada, Senhor!

 

About the author

Zeneide

Meu nome é Zeneide Ribeiro de Santana, professora de Língua Portuguesa e Literatura. Já sou aposentada e aproveito meu tempo lendo bastante e tricotando um pouco.

7 Comments

  • E você é um exemplo, pode ter certeza! Sua fé e ética são profundamente vividos e tem dado exemplo a muitos! Obrigada por tudo o que tem feito e sem mimi… Só estou me lembrando de muitos momentos e conversas! Abraço.

    • O privilégio de ser mães e avós nos torna ainda mais responsáveis, não é mesmo? Você também tem sido exemplo e referência e não só para os da família… Beijo.

  • lindas palavras prima! Me fez lembrar muito da vo Carolina e da tia Braulia!
    Feliz dia das mães!

    • Obrigada, Adriana!Que bom que você também se lembra delas. Sua mãe também faz parte dessas mulheres fortes e cheias de fé. Grande abraço e Feliz Dia das Mães para você também.

  • Pura verdade prima Zeneide.
    Vovó Carolina e suas filhas Maria, Braulia, Ester e Neusa são exemplos de mulheres que podemos chamar de MÃE. Nós temos o privilégio de termos sido educadas por essas mulheres incríveis!!!!
    Agradeço a Deus por isso.
    Feliz dia das Mães prima

    • Fomos abençoadas sendo descendentes dessas mães.Que Deus nos ajude a ser também bênção para nossos filhos, não é mesmo? Beijo.

  • Pura verdade prima.

    Existem mães que são um exemplo de amor, perseverança e fé.
    A vovó Carolina e suas filhas Maria, Braulia, Ester e Neusa são exemplos de mulheres que podemos chamar de MÃE.
    Nós tivemos o privilégio de ter sido educadas e amadas por essas mulheres incríveis!!
    Feliz dia das Mães prima Zeneide